terça-feira, 18 de agosto de 2015

O Retrato Desbotado

Da mesma forma que aconteceu com as mulheres e também com certa parte dos negros. No caso das mulheres, pelo fato de que por muito tempo foram vistas e tratadas como submissas, sendo obrigadas e ensinada pelos homens a servirem-nos, tornando-as oprimidas e dominadas (machismo), e no caso dos negros, pelo fato de que foram vistos como inferiores, e condicionados a servirem os brancos ou de raça pseudo superiores (racismo). Aqueles que desde que nasceram se tornaram submissos e foram submetidos ao estado de submissão a vida toda, estão, mesmo que em estado de sofrimento, estabelecidos e calados em sua posição. Isto pelo fato de que até então desconhecem outra forma de vida ou tratamento. O mesmo acontece com aquele que está acima, o soberano, que detém o domínio, estes também estão estabelecidos e calados em sua posição de liberdade, e mesmo que estando errados, não tem culpa (até então). Passam a ter culpa a partir do momento que atingem o estado de consciência e não fazem nada para mudar. Quanto um quanto o outro foram condicionados a tal circunstancia/situação/posição por um conjunto de acontecimentos.
Nisso, quero introduzir a escola. A hierarquia da escola baseia-se nisso. No caso, os estudantes estão de submissos, e os professores/diretores/coordenadores estão de soberanos, então, nesse universo da escola, os estudantes e os demais, estão condicionados (por algo, algum, coisa ou nada) a serem dominados e dominarem. Na escola, isso é absolutamente visível, não importa o quanto um professor humilhe um aluno, ele abaixará sua cabeça e pedirá perdão por extravasar um pouco na sua condição de submisso, e foi mais ou menos assim que aconteceu com as mulheres por exemplo. A escola é simplesmente uma amostra em tamanho reduzido das opressões, vamos dizer assim, maiores. Retratando sutilmente a racismo e o machismo.
Acontece que pelo fato de evoluirmos, chega uma hora que acordamos, conseguimos sair dessa Matrix, desse paradigma com o qual nos acostumamos a vida toda, e vemos que tem algo errado nesse sistema que gerações morreram presos e cegos. E a partir do momento que acordamos, aí começa a luta (e não acabará tão cedo).
Os estudantes passaram milhares de gerações tapados pelo estabelecido, e já passou da hora destes acordarem e lutarem. A ascensão dos estudantes começou, e agora, precisa-se mudar esse sistema.
Assim, está acontecendo com as mulheres, com os negros, e assim acontecerá com o ensino das escolas.

Zeca Oreba/Calcifer

Nenhum comentário:

Postar um comentário