sexta-feira, 31 de maio de 2013

Escola é mesmo um SACO.

Escola é ditadura!

Meu nome é Ezequiel, mas sou mais conhecido como Zeca Oreba. Tenho 11 anos, faço parte de um movimento cultural chamado Supernova de uma cidade chamada São Sebastião que é o que a gente chama de cidade-satélite de Brasília. Meu pai fala que nós viemos de um quilombo lá da Bahia pra onde um tatatataravô meu foi parar fugindo da opressão. Eu estou aqui para relatar a opressão que todos os alunos, inclusive eu, sofremos nas escolas. É uma ditadura que todos nós devemos lutar contra. Temos de nos manifestar contra esse sistema antidemocrático, onde não temos voz.
Não podemos nos levantar da cadeira, pois, se levantarmos, ficaremos sem ir ao banheiro; se não copiarmos textos e mais textos, não teremos mais o intervalo pelo resto do ano. E com certeza eu aprendi mais em casa, lendo, estudando música, etc, do que em sala de aula.

A tecnologia evolui, a política evolui, mas a escola continua com a mesma ditadura e opressão que as gerações passadas também sofreram.
Mas precisamos acabar com esse sistema monárquico.
Necessitamos de um sistema horizontal, onde todos são iguais e discutimos tête-a-tête, sem diferenças, onde a única diferença seria a idade.
Os alunos devem ter autoridade. Não devemos precisar de um crachá para poder ter o direito de sair de sala de aula, pois, pelo contrario, levaremos uma suspensão.
Os defensores do sistema nos constrangem e nos agredirem verbalmente sem dó nem piedade, dando gritos e mais gritos, dizendo que somos insolentes e irresponsáveis, que devemos ter o “respeito”. Já presenciei professores xingando loucamente e empurrando os alunos (mas não acabou a palmatória?!). Se batermos a porta da sala, mesmo que sem querer, levamos broncas e mais broncas. Mas eles não; eles fazem o que eles quiserem!


Para vocês verem o tanto que somos diferenciados dos professores, nós, alunos, nunca tivemos papel higiênico nos banheiros (pelo menos em todas as escolas publicas que eu estudei!). Entretanto, os professores têm um banheiro impecável, com tudo que se pode imaginar. E por que eles (opressores) têm uma cozinha só para eles? Eles não deveriam comer junto conosco o lanche escolar (arroz doce ou macarrão sem molho)? E por que, na hora do intervalo, que às vezes não acontece por motivos que já citei acima, eles nos deixam trancados na quadra e no sol rachando, mas ficam dentro da escola, na sombra e no sofá?! E essa diferença de espaços é um absurdo.
Enfim, isso foi apenas algumas coisas que ocorrem no dia- a dia de cada aluno!
Temos que nos manifestar. Mudanças já!

Zeca Oreba

Nenhum comentário:

Postar um comentário